Zapatero e Sarkozy estudam “novos instrumentos” para actuar contra a ETA
José Luis Rodríguez Zapatero e Nicolas Sarkozy reuniram-se em Lisboa, onde assistiram às sessões da II Cimeira UE-África, para analisar a cooperação na luta contra ETA após o tiroteio de Capbreton.
O secretário de Estado da Segurança espanhol, Antonio Camacho, informou sobre a reunião que tiveram ambos os mandatários, assegurando que o Governo francês partilhou dados que confirmam a "presença" de Saioa Sánchez e Asier Bengoa no tiroteio que teve lugar no passado sábado e que se saldou com a morte de dois guardias civiles.
Camacho, que acompanhado pelo director geral da Policia e da Guardia Civil, Joan Mesquida, manifestou que "agora a prioridade absoluta da França é deter o terceiro terrorista".
Segundo disse, Sarkozy e Zapatero concordaram que a colaboração na luta contra a ETA é "excelente" mas ainda assim todos têm "a obrigação de procurar formas de melhorá-la".
Nesse sentido, expressou a intenção de procurar "novos instrumentos para aprofundar o uso de equipas conjuntas e reflectir sobre a possibilidade de lhes dar características distintas".
Camacho não quis dar mais detalhes sobre essas "novas formas" de cooperação "para garantir maior segurança aos cidadão" e remeteu-se à companhia oferecida por Sarkozy e Zapatero no decorrer da cimeira.
em Gara.net