sábado, 29 de dezembro de 2007

Milhares de adeptos e desportistas reclamam a oficialização das selecções bascas numa marcha festiva e colorida


A marcha, convocada pela ESAIT, com o lema “Euskal Herria, nazio bat, selekzio bat”, partiu de La Casilla, pelas 17.30, encabeçada por um grupo de crianças que transportavam as bandeiras nacionais de Euskal Herria e da Catalunha, a ikurriña e a senyera.
Atrás deles, a faixa que abria a manifestação, transportada por desportistas de diversas áreas como os futebolistas Garitano, Koikili, Eva Ferreria e Tiko, o jogador de rugby Aratz Gallastegi, o segalari Juan Manuel Erasun, o surfista Kepa Acero, os atletas Unai Sáez de la Fuente e Jon Bilbao e os representantes da ESAIT, Martxel Toledo, Ritxi Mendiguren e Endika Guarrotxena, entre outros.
Na assistência, representantes da izqueirda abertzale, da EA e do LAB, entre outros. Junto a eles, milhares e milhares de adeptos bascos e catalães, num ambiente festivo e colorido, animado por bandas, dulzaineros, entre outros. Palavras de ordem a favor da independência e de Euskal Herria foram as mais ouvidas entre os manifestantes.
“Hoje ficou claro que Euskal Herria apoia os seus desportistas, que Euskal Herria é uma nação e que precisa de ter as suas selecções nacionais. O objectivo é claro: a oficialização, que esse direito e essa vontade que Euskal Herria tem para competir com outras nações se torne realidade” (Itziar Arratibel, representante da ESAIT)
notícia completa em GARA.