domingo, 28 de maio de 2017

Iñaki Bilbao em greve de fome por tempo indeterminado

O preso político Iñaki Bilbao, Txikito, iniciou hoje uma greve de fome por tempo indeterminado, segundo pôde apurar junto de pessoas próximas o Movimento pró-Amnistia e contra a Repressão (MpA). Para além da greve de fome, o natural de Lezama (Bizkaia) também deu início a um «txapeo» (recusa-se a ir ao pátio).

No passado dia 22, o MpA dava conta da aplicação da «primeira fase do primeiro grau» a Iñaki (notícia) e ontem soube-se que lhe tinham proibido a comunicação com uma pessoa da sua confiança – já é a quarta proibição (notícia). No entanto, Txikito fez saber aos seus familiares que não entrou em greve de fome e iniciou o «txapeo» por causa destas medidas, mas, sim, como forma de luta «a favor da independência e do socialismo».

Como estes objectivos ainda não foram alcançados, o preso político pretende expressar, com esta dura forma de protesto, que «a única alternativa possível é continuar a lutar».

Desta forma, Txikito mostra que, «mesmo submetido às medidas mais ruins e estritas, a máquina repressiva do Estado espanhol não tem força suficiente para dobrar a sua vontade nem para fazer vacilar a sua militância política», sublinha o MpA.

«A luta de Txikito contra o sistema prisional é a luta da dignidade frente à crueldade», sublinha o MpA, lembrando que ninguém ficará sozinho por manter uma atitude de luta face à repressão. / Ver: amnistiAskatasuna 1 e 2