sábado, 20 de maio de 2017

Milhares manifestaram-se em defesa da Educação pública de qualidade

Milhares de trabalhadores, alunos e encarregados de educação ligados ao Ensino público não universitário manifestaram-se hoje nas três capitais da Comunidade Autónoma Basca. As mobilizações foram convocadas pelos sindicatos ELA, LAB e Steilas, para exigir o fim dos cortes e a melhoria das condições de trabalho, que têm consequências directas na qualidade do ensino.

Em Bilbo, Ana Pérez, do Steilas, sublinhou a «falta de estabilidade» a que os professores são submetidos – em Setembro, metade dos professores é diferente do ano anterior; o aumento do número de alunos por turma; e a falta de investimento no sector (a percentagem do PIB que se investe na Educação é mais baixa que em 2009 e está muito abaixo da média europeia).

Também em Bilbo, Ainhoa Etxaide (LAB) sublinhou que as greves e as manifestações não têm que ver apenas com «um conflito laboral», mas que está em causa o futuro dos seus filhos. Exigiu ainda ao Governo de Gasteiz que não roube aos estudantes a possibilidade de se formar.

Por seu lado, o responsável pela área da Educação na Bizkaia do ELA, Xabier Castellanos, lembrou que o orçamento actual para a Educação é inferior em 62 milhões de euros ao de 2009; que as baixas só cobrem os primeiros cinco dias, durante os quais os alunos não têm professor; e que há mais 27 mil alunos no ensino público. / Ver: eitb.eus