segunda-feira, 15 de maio de 2017

Milhares de pessoas exigiram a libertação dos jovens de Altsasu

Mais de 4000 pessoas manifestaram-se ontem, 14, em Altsasu (Nafarroa) para exigir a libertação de Adur, Jokin e Oihan, três dos jovens incriminados na sequência de uma zaragata com dois guardas civis, em redor da qual se armou um alvoroço político-mediático de vastas proporções. Estão encarcerados há seis meses.

O caso deu-se na madrugada de 15 de Outubro, em Altsasu - localidade do Vale de Sakana conhecida pelos mimos que costuma receber da parte dos pikolos - e chegou a tal ponto que uma juíza do tribunal de excepção espanhol, Carmen Lamela, classificou os factos como «terrorismo».

Desde que a palhaçada político-mediática começou a tomar forma e os jovens foram detidos, não cessaram as mobilizações de denúncia e solidariedade - em Altsasu, em Nafarroa, em Euskal Herria, no Estado espanhol.

Os familiares dos jovens, que agradeceram o apoio de todos, sublinharam que, nestes seis meses de encarceramento, já fizeram 90 mil quilómetros e gastaram 37 mil euros. / Ver: ekinklik.org e ahotsa.info