quinta-feira, 31 de maio de 2018

Elevada adesão na greve das trabalhadoras da limpeza da Deputação da Bizkaia

Numa nota divulgada pelas organizações representativas das trabalhadoras - ELA, LAB, ESK, UGT e CCOO -, estas afirmam que a greve realizada a 28, 29 e 30 de Maio teve uma adesão elevada. Como a empresa que as contrata - Garbialdi - e a Deputação Foral da Bizkaia se mantêm inflexíveis, decidiram prosseguir a luta, marcando novas greves para os dias 4, 5 e 6 de Junho.

A adesão nos três dias da paralisação que ontem terminou foi «elevada»: 100% nas Juntas Gerais e nos escritórios de Ugasko; 75% no Palácio Foral e nos gabinetes do Departamento das Finanças.

Para as trabalhadoras não existe «outra alternativa», tendo em conta o «aumento constante da carga laboral», o «ritmo de trabalho», os «mais de 20 postos de trabalho eliminados» e os «salários congelados desde 2010».

«A situação é insustentável» e a resposta da Garbialdi é insuficiente, afirmam as trabalhadoras, que acusam a empresa que as contrata de as explorar e de se recusar a negociar, «com a conivência da Deputação Foral da Bizkaia».

«Primeiro, privatiza o serviço e depois olha impassível como se precarizam as condições laborais das trabalhadoras que diariamente limpam os seus espaços», denunciam as funcionárias, referindo-se à Deputação.

No dia 28 de Maio, primeiro dos três dias da greve mais recente, trabalhadoras e sindicatos já tinham avisado que, se tudo continuasse na mesma, a luta iria prosseguir. Assim, foram agendadas para 4, 5 e 6 de Junho novas greves. / Ver: LAB