sábado, 3 de agosto de 2019

LAB critica «negligência institucional» face a precariedade e desemprego

Numa nota emitida esta sexta-feira a propósito dos dados do desemprego relativos a Julho, o sindicato LAB alerta que o desemprego aumenta e a precariedade laboral se mantém em Euskal Herria, e defende a necessidade de «resposta sindical geral». 

De acordo com os dados oficiais relativos a Julho, há 144 086 pessoas desempregadas registadas nos centros de emprego, mais 2367 que no mês anterior. A maior parte são mulheres (58,51%). No que respeita à idade, mais de metade dos desempregados têm mais de 45 anos (50,5%) e uma parte importante situa-se na faixa etária entre os 30 e os 44 anos (33,96%).

No que respeita à qualidade de emprego, o LAB denuncia a precariedade e a instabilidade imperantes, sendo que os contratos efectivos (sem termo) representaram em Junho (último mês de que há dados) apenas 4,23% do total.

Neste sentido, o LAB reafirma que «o processo de precarização das condições de trabalho e de vida avança em Euskal Herria», e critica as instituições públicas por «não serem capazes de alterar a situação». «Parece que o papel das instituições se limita à apresentação de dados estatísticos, como se fossem notários da precariedade», denuncia. / Ver: lab.eus