domingo, 29 de maio de 2016

Em Bergara, o exemplo de Cuba na luta contra o ébola em África

A obra Zona Roja. La experiencia cubana del ébola, do jornalista cubano Enrique Zubieta Gómez, será apresentada na próxima terça-feira, 31, às 19h00, no Palácio Irizar, em Bergara (Gipuzkoa). A iniciativa é promovida pela associação Euskadi-Cuba, a Askapena, o Komite Internazionalistak, a Cubainformación TV e ainda pelos grupos políticos locais EH Bildu e Irabazi-Ganemos.


A cooperação médica de Cuba contra o ébola na África Ocidental
Em Setembro de 2014, face à epidemia de ébola na Serra Leoa, Libéria e Guiné Conakry, o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki Moon, lançou um apelo à comunidade internacional. E ligou a cinco dirigentes mundiais, para lhes pedir colaboração urgente. Quatro deles eram presidentes de potências económicas (EUA, França, Reino Unido e o Conselho Europeu). O quinto – algo surpreendente – era o presidente de um pequeno país do Terceiro Mundo: Cuba. Esta nação foi a primeira a enviar cooperantes – 256, pertencentes à brigada médica cubana «Henry Reeve», especializada em situações de desastres e epidemias –, e fê-lo em coordenação com a directora-geral da Organização Mundial da Saúde, Margaret Chan.

O livro reúne as experiências de solidariedade destas pessoas. Duas delas faleceram durante a missão (Reinaldo Villafranca e Jorge Juan Guerra). Outra, o médico Félix Báez, contraiu o ébola, mas foi curado em Genebra e regressou a África para concluir a sua missão. / Mais info: askapena.org e cubainformacion.tv