sexta-feira, 20 de maio de 2016

Encerro dos trabalhadores da ACB começou há 100 dias

Passam hoje 100 dias desde que os trabalhadores da ACB se fecharam na instalações da empresa para denunciar o «encerramento por tempo indeterminado» da fábrica que a Arcelor Mittal tem em Sestao (Bizkaia).
A mobilização prossegue porque os trabalhadores consideram que a fábrica é viável e, neste sentido, exigem a sua reabertura. Em causa estão milhares de postos de trabalho (directos e indirectos).

Numa nota, a coligação soberanista EH Bildu afirma que, nestes 100 dias, se depararam com «uma empresa que só tem em mente chantagear os trabalhadores com propostas vergonhosas».

Acusa de igual forma «as instituições que, com o Governo de Gasteiz à frente, se limitam a dar palmadinhas nas costas mas não propõem qualquer solução face à grave situação de desindustrialização e precariedade» que a comarca de Ezkerraldea enfrenta.

Neste contexto, a coligação defende que existem «saídas possíveis» e continua a apostar no plano de reindustrialização que apresentou há alguns meses. / Ver: herrikolore.org