segunda-feira, 23 de maio de 2016

Jovem basco preso em Baiona pela Polícia francesa

Agentes da Polícia francesa tentaram prender um jovem basco esta manhã, em Baiona, por ordem da secção antiterrorista da Procuradoria de Paris. O movimento juvenil Aitzina agendou uma concentração de protesto para esta tarde.

Pelas seis da manhã, os polícias foram à procura de Teo Salamon a casa dos seus pais. O jovem não se encontrava no local, mas, avisado pelos pais, decidiu apresentar-se na esquadra de Baiona. Em seguida, os polícias revistaram a sua casa. Segundo consta, Salamon é acusado de uma acção contra uma casa.

Salamon já fora preso em Janeiro do ano passado, com mais três jovens bascos, por alegada participação numa acção contra uma casa, no âmbito de protestos contra a especulação imobiliária. Já na altura o caso foi tratado pela secção antiterrorista do Ministério Público. Levado para Paris, o jovem foi depois libertado, sob medidas cautelares.

O movimento juvenil Aitzina, que agendou uma concentração de protesto para esta tarde, criticou duramente a detenção e exigiu ao Estado francês que ponha fim à sua «estratégia repressiva» e de «criminalização» da juventude basca. / Ver: topatu.eus