quinta-feira, 12 de abril de 2018

Condenados três antifascistas por evitarem um acto fascista em Erronkari

Um tribunal de Iruñea [Pamplona] condenou três navarros a penas entre dois anos e meio e dois anos de prisão, acusando-os de um crime «contra o direito à manifestação» por terem evitado uma mobilização fascista em Erronkari (Nafarroa) em 2014. Outros três réus foram absolvidos. A sentença é passível de recurso.

A 11 de Maio de 2014, o colectivo Hispania Verde, ligado ao grupo fascista Movimento Social Republicano (MSR), tentou realizar uma concentração em Erronkari, com o pretexto de reivindicar a reintrodução do urso pardo nos Pirinéus. No entanto, o carácter «pretensamente ecologista» da mobilização não convenceu os habitantes desta região montanhosa navarra.

Indivíduos de estética neonazi, escoltados pelos GAR da Guarda Civil, apareceram em Erronkari com paus, tendo sido recebidos por dezenas de habitantes desta localidade e de outras próximas, que responderam com uma concentração com o lema «Contra el fascismo, Erronkari tinko» [Contra o fascismo, Erronkari firme] e evitaram que os fascistas se mobilizassem.

Agora, três dos manifestantes antifascistas foram condenado a dois anos de prisão, ao serem considerados «responsáveis por um crime contra o direito de manifestação». Um deles foi condenado a mais seis meses de cadeia pelo crime de «atentado», de que foi acusado por alegadamente ter atirado objectos aos fascistas e à Guarda Civil - que, naquele dia, andou pelos Pirinéus navarros a proteger «a malta».

Protesto antifascista em Erronkari [ahotsa]Ver: lahaine.org e aseh