sábado, 28 de abril de 2018

«Ovos de ouro e omeletes»

[De Manuel Gouveia] Para a burguesia nacional, a actual galinha dos ovos de ouro é o Turismo. Novidade velha, sempre presente na visão colonial da União Europeia para o nosso País, e redescoberta recentemente, muito fruto do medo de visitar outros destinos turísticos pela instabilidade aí criada pelo imperialismo.

É pelos aeroportos que chega a Portugal a maioria dos turistas. Só que os últimos anos transformaram-nos num caos, particularmente o maior deles, o Aeroporto de Lisboa.
[...]
Faltam investimentos e sobram os lucros, cada vez maiores, que vão amealhando os donos do Aeroporto, das companhias aéreas, das empresas que exploram o Aeroporto.

Sem ovos não se faz omeletes. No Aeroporto, como em toda a nossa economia, são o trabalho e os trabalhadores o elemento estruturante da capacidade nacional de produzir riqueza. Esses é que são os verdadeiros ovos de ouro. Ou o País rapidamente redescobre esta realidade, ou a cegueira do capital correndo atrás dos lucros destruirá tudo, e depois, nem turistas, nem omeletes, só mais uma crise. (avante.pt)