quarta-feira, 18 de abril de 2018

Hala Bedi leva Governo de Lakua a tribunal depois de impor Lei da Mordaça a jornalista

Depois de quase um ano de processo, o Departamento de Segurança do Governo de Lakua [não existe um Governo basco; talvez no futuro] confirmou a sanção contra o jornalista da Hala Bedi Mikel Sáenz de Buruaga, a quem aplicou a Lei da Segurança dos Cidadãos por gravar uma intervenção policial no bairro gasteiztarra de Errekaleor.

A Hala Bedi anunciou que levará o caso «até ao fim», para fazer frente ao que considera «um ataque à liberdade de informação». Um ataque que, segundo denunciam, «se baseia num relatório falso elaborado pela Ertzaintza».

Também criticou duramente a atitude do governo autonómico, por aplicar «uma lei injusta que viola os direitos civis e políticos» e dar «cobertura institucional a uma montagem policial» - e mais ainda tendo em conta que o Parlamento de Gasteiz assumiu o compromisso de não aplicar a lei referida, aprovada pelos fascistas do PP espanhol.

No final do processo administrativo, que classifica como «kafkiano», a Hala Bedi considera que foi gravemente violado o seu direito à defesa, na medida em que foram ignoradas e rejeitadas todas as provas apresentadas, incluindo documentos audiovisuais e depoimentos de testemunhas presenciais que contradizem a versão policial.

Além disso, diversos elementos levam a Hala Bedi a entender que, «efectivamente, se está perante uma montagem policial», construída não no dia dos factos [18 de Maio de 2017], mas posteriormente, como «castigo pelo trabalho jornalístico desenvolvido em Errekaleor» e como «vingança pela denúncia pública» realizada após a agressão sofrida naquele dia.

Governo de Lakua aplica Lei da Mordaça a jornalista da Hala BediMais info: halabedi.eus