domingo, 22 de abril de 2018

«Quatro mortos e centenas de feridos na quarta sexta-feira de protestos em Gaza»

As manifestações da Grande Marcha do Retorno ficaram marcadas pela forte repressão das forças israelitas. A Palestina anunciou que vai denunciar na ONU as atrocidades cometidos por Israel em Gaza.

Estima-se que entre 5000 e 10 mil palestinianos tenham participado nas manifestações de sexta-feira junto à vedação que cerca a Faixa de Gaza. De acordo com as informações divulgadas ao final da tarde, pelo Ministério da Saúde em Gaza, a repressão das forças israelitas provocou pelo menos quatro mortos, um deles menor, e mais de 700 feridos.

A mesma fonte, citada pelo Movimento pelos Direitos do Povo Palestino e pela Paz no Médio Oriente (MPPM), revelou que 305 pessoas foram hospitalizadas, 156 das quais tinham sido atingidas por balas reais.

Entre os quatro mortos conta-se Mohammed Ayoub, de 15 anos. A equipa de socorro que evacuou o menor afirmou que este foi atingido na cabeça com munições reais, a cerca de 50 metros da vedação, sem haver quaisquer indícios de que representava uma ameaça para as forças israelitas. (Abril)