quinta-feira, 20 de junho de 2019

Grande adesão e forte repressão policial no 4.º dia de greve na Metalomecânica da Bizkaia

Com o patronato de costas voltadas para as reivindicações dos trabalhadores, a quarta jornada de greve em defesa de um acordo para o sector teve uma forte adesão – acima de 80%. Também se destacaram as grandes manifestações, em que participaram milhares de trabalhadores, entre Sestao e Barakaldo (em Ezkerraldea) e em Durango. Nesta última, houve uma acção de protesto contra a atitude repressiva da Ertzaintza e para denunciar a detenção de dois grevistas.

Para amanhã, dia 21, foi convocado um quinto dia de greve, face à intransigência do patronato; no âmbito da jornada de luta, realiza-se uma manifestação em Bilbo, ao meio-dia, a partir do Sagrado Coração.

Numa nota, o sindicato LAB denuncia os «acontecimentos graves e duros hoje ocorridos», destacando que foi «tremenda a repressão e a perseguição sofridas pelos grevistas às mãos da Ertzaintza». Segundo o sindicato, houve identificações por toda a Bizkaia e, em Durango, registaram-se detenções e feridos – grevistas espancados a cacetete.

«Trata-se de uma estratégia do patronato: esconder e distorcer o êxito da greve», sublinha o LAB, que expressa toda a solidariedade «aos piquetes e aos feridos» e exige a libertação dos detidos. / Ver: lab.eus