sábado, 29 de junho de 2019

Lançada campanha de solidariedade com trabalhador da Huerta de Peralta

Cerca de 60 colectivos apresentaram, esta quinta-feira, uma campanha de apoio a Abdenabi Mellas, trabalhador da Huerta de Peralta que participou na greve de 28 dias que os funcionários da empresa navarra levaram a efeito contra a exploração e a precariedade. Agora, o Ministério Público acusa-o de «atentado à autoridade», pede dois anos e meio de cadeia, 2500 euros de multa e expulsão do Estado do espanhol por um período de cinco anos (o trabalhador tem nacionalidade marroquina).

O LAB denuncia que a «Justiça» respondeu com multas e pedidos de penas de cadeia às lutas travadas com êxito na Sangiovesa e na Huerta de Peralta, em Nafarroa. No que respeita a este última, que teve lugar em Dezembro último, o sindicato afirma que a Polícia impôs aos trabalhadores em greve 25 multas de 4808 euros, abrindo ainda processos judiciais contra três deles, sendo o mais grave o que foi instaurado a Abdenabi Mellas.

Assim, diversas associações e sindicatos puseram em marcha a campanha solidária «Abdenabi Libre eta gurekin», que foi apresentada esta quinta-feira, no decorrer de uma acção frente ao Palácio da Justiça, em Iruñea, que juntou dezenas de pessoas em solidariedade com o trabalhador. / Ver: gedar.eus e lab.eus