segunda-feira, 10 de junho de 2019

Trabalhadores da Domino's Pizza na Bizkaia avançam para mais 6 dias de greve em Junho

Depois da grande adesão à greve dos dias 1 e 2, e quando tinham agendados mais dois dias de paralisação (8 e 9), os trabalhadores das lojas da Domino's Pizza na Bizkaia, reunidos em plenário, decidiram convocar outros seis dias de greve até ao fim do mês: 14, 15 e 16 e 21, 22 e 23 de Junho.

Numa nota, o sindicato ELA informa que, aos motivos iniciais que levaram os trabalhadores a partir para a greve (grande precariedade laboral), se veio juntar os despedimentos, comunicados esta semana, de dois trabalhadores [da loja de Basauri] que aderiram à greve nos dias 1 e 2.

O jornal Público (espanhol) afirma que os trabalhadores receberam as cartas de despedimento no passado dia 5, e o ELA precisa que, nas missivas, aparece como data de notificação o dia 19 de Maio, «com o propósito de desligar os despedimentos da greve e do facto de os trabalhadores nela terem participado», facto que estrutura sindical classifica como «muito grave».

O sindicato anuncia a intenção avançar, junto das entidades competentes, com um processo contra a empresa, que pertence ao Grupo Zena e «viola um direito fundamental como é o direito à greve». / Ver: ela.eus e gedar.eus