domingo, 5 de janeiro de 2020

O preso gasteiztarra Ekaitz Samaniego foi libertado

O jovem de Gasteiz, acusado de pertencer à Segi e de uma «acção» sem a mínima transcendência, apanhou oito anos de cadeia, que teve de cumprir na íntegra. Saiu hoje da cadeia de Zuera (Saragoça).

Além de Samaniego, nos últimos dias foram libertados outros três presos políticos bascos: Xabier Tximeno, de Donostia, Agurtzane Delgado, de Ermua (Bizkaia), e Jon Urretabizkaia, de Elorrio (Bizkaia).

Tximeno, acusado de ligação à ETA, passou 24 anos na prisão tanto no Estado espanhol como no francês e foi libertado no passado dia 3, tendo saído do presídio de Burgos. Por seu lado, Delgado foi libertada no dia 1 de Janeiro, tendo saído da cadeia de Albolote (Granada) depois de passar 19 anos na prisão.

No que respeita a Urretabizkaia, esteve 20 anos preso, e foi libertado no passado dia 28 de Dezembro (saiu da cadeia de Huelva). De acordo com o Berria, há pelo menos 249 presos políticos bascos na actualidade.

Angel Lopez, «afastado»
A associação Etxerat informou no final de Dezembro que o preso Angel Lopez, de Ortuella (Bizkaia), foi afastado de Euskal Herria, tendo sido transferido da cadeia de Huelva para a de Algeciras. Está agora a 1100 quilómetros do seu país. / Ver: gedar.eus