domingo, 10 de fevereiro de 2008

Cobertura da manifestação

13.45: Apelo à esquerda do Estado espanhol para solidarizar-se perante o estado de excepção que vive o País Basco.

13.30: Um activista independentista faz declarações a La Haine: "Neste momento, o centro de Bilbau é um vulcão, ali, onde se juntam 200 pessoas, há cargas policiais e confrontos. Pela sua parte, guardas civis armados estão a reforçar a segurança junto da subdelegação do governo espanhol. Mas vamos, o PNV, o PSOE, Marianico (Mariano Rajoy do PP) e o Llamazares (candidato da Esquerda Unida) vão ficar aborrecidos com a resistência do povo basco". E continua a concentração em frente à sede do PNV.

13.20: Na Gran Via há centenas de manifestantes levantando barricadas ao lado do Corte Ingles, em alguns casos com tubos de obras. Em geral, a Gran Via está tomada por manifestantes que em grupos de dezenas de pessoas andam para trás e para a frente cortando o trânsito. Para além disso, mais de mil acabam de se concentrar em frente à sede nacional do PNV, em Jardines de Albia.

13.10: Na Gran Via há muita gente que continua a protestar. Surpreendentemente, a Ertzaintza está a utilizar carrinhas brancas sem distintivo policial, mas vê-se claramente que lá dentro estão polícias. Um manifestante afirmou à La Haine que "fazem-no para que as pessoas não os vejam e possam ataca-las, parecem paramilitares". Neste momento estão a aparecer também patrulhas da Guardia Civil mais ou menos na zona da subdelegação do governo espanhol, são unidades dos GAR (Grupos Especiais de Segurança Rural da Guardia Civil)

13.05: Resistência em Bilbau. Entre a Concha e Fernandez del Campo, um grupo de cerca de 500 pessoas levanta barricadas e corta o tráfego. Ao mesmo tempo, junto à estação da Renfe vários grupos param autocarros. Há pessoas a manifestar-se em todo o lado e ao longe vêem-se sirenes da Ertzaintza.

12.55: Cargas policiais e balas de borracha. Milhares de pessoas começaram a descer pelas perpendiculares da Rua Autonomia em direcção à Gran Via e vão-se produzindo cargas e confrontos pelos arredores. A Ertzaintza (polícia autonómica basca) movimenta carrinhas em todas as direcções e realiza cargas e disparos contra os manifestantes. Observam-se contentores a arder no cruzamento das ruas Maria Dias de Aro com a Simon Bolivar. Há manifestantes a levantar barricadas.

em La Haine