domingo, 10 de fevereiro de 2008

Zapatero vai ao País Basco "como Bush ao Iraque"

Batasuna afirma que Zapatero vai a Euskal Herria “como Bush ao Iraque”

Num comunicado, o Batasuna denunciou que Rodríguez Zapatero foi a Euskal Herria como “já o fizera Aznar e como o faz Bush quando vai ao Iraque, protegido por polícias e militares”, e levando como oferta “a repressão, a partição e a ocupação”. Para a formação abertzale, o PSOE de Zapatero “não tem oferta política para este país, e, por isso, hoje é mais necessário que nunca romper as amarras com um Estado que só tem para oferecer um marco de negação e partição”.

Na sua opinião, o PSOE conta com o apoio do PNV e do Nafarroa Bai “como aliados para impedir este povo de caminhar em direcção à independência”. Face a isso, sublinharam que a esquerda independentista é actualmente “o único agente que pode trazer a mudança política de que este país tanto necessita”, uma mudança em que se reconheçam os direitos “que correspondem ao povo” basco.

Recordam que a esquerda abertzale colocou sobre a mesa uma proposta que inclui a possibilidade de materializar todos os projectos políticos através do direito a decidir, e por isso reiteram a Zapatero que, “por mais polícia e militares que leve a Euskal Herria, não vai a conseguir impedir que o povo decida sobre a independência”.