segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Polícia espanhola prende 3 dirigentes do Batasuna

A polícia espanhola prendeu hoje os três últimos dirigentes do Batasuna em liberdade desde que em Outubro do último ano o Estado espanhol encarcerou toda a direcção.

Pernando Barrena foi detido esta manhã em Berriozar quando se dirigia para a Câmara Municipal com a sua companheira. Agentes à civil introduziram-no num automóvel e levaram-no. Depois, revistaram a sua casa. Nesse momento, cerca de uma centena de pessoas juntou-se em frente ao domicilio para protestar contra a acção das forças policiais.

Por sua vez, Patxi Urrutia, que permanecia em liberdade depois de ter pago uma fiança em Outubro, foi preso na parte histórica de Iruñea.

Unai Fano foi preso em Larrabetzu pela polícia espanhola.

O jornal diário Gara soube que os detidos estavam sob vigilância desde a primeira hora da madrugada.

A Associação de Solidariedade com Euskal Herria está solidária com o Batasuna e condena mais um ataque aos direitos e liberdades do povo basco em se organizar e lutar pelo seu futuro. A opção política do Estado espanhol em impedir a existência legal do Batasuna em nada difere das práticas e mecanismos utilizados pelo fascismo patrocinado por Franco. Com a ilegalização de todas as formas de organização e acção pacíficas, o Estado espanhol está a promover a guerra e não a paz.