segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

Portugueses solidários com o povo basco




Mais de uma dezena de pessoas concentrou-se em frente à embaixada do Estado espanhol para denunciar a repressão que sofre o povo basco. Um acto repetido por dezenas de cidades em todo o mundo. Em Portugal, levámos uma faixa que lançava o desafio: "Independência e Socialismo".

Pouco depois, os solidários com o povo basco percorreram a Avenida da Liberdade distribuindo panfletos. Entre portugueses e turistas, as bandeiras bascas não passavam despercebidas a quem caminhava pelas ruas.

A partir das 20 horas, cerca de 25 pessoas juntaram-se num jantar solidário com a luta do povo basco. Como entrada, alguns vídeos que ilustraram a situação vivida em Euskal Herria e algumas das acções que a ASEH realizou nos seus 18 anos de existência. Houve ainda tempo para o convívio e para a música popular cantada durante o jantar.

Pela comunicação social portuguesa - mais uma vez - não se soube nada do que se passou. Preocupados em repetir o que dizem os jornais, televisões e rádios espanhóis, limitaram-se a noticiar a acção da ETA em Bilbau. Têm que garantir que ninguém saiba o que realmente se passa no País Basco e silenciar quem se solidariza com o povo basco.