sábado, 29 de março de 2008

Actos em Zornotza e mobilizações por todo o País Basco a favor dos direitos dos presos

Actos em Zornotza para exigir a libertação de Legorburu e Etxezarreta


Seis manifestações com cartazes, que decorrerão simultaneamente em seis pontos distintos de Zornotza, e o comício previsto para as 13h15 em frente à Câmara Municipal servirão hoje para voltar a exigir a libertação de dois presos da localidade: Juan José Legorburu, encarcerado há 22 anos, e Joseba Etxezarreta, prisioneiro desde 1998.

De acordo com os promotores da iniciativa, ambos já deveriam estar em casa, uma vez que cumpriram três quartos das suas penas: o primeiro em 2001 e o segundo em 2006. Depois de recordarem que Etxezarreta se encontra actualmente na prisão de Pontevedra (a 779 km de Zornotza) e Legorburu na de Valência (a 611 km), consideraram que “fechar os olhos” à realidade da política penitenciária dos estados espanhol e francês – “dispersão, sangria económica e pena de morte” – não é mais que “prolongar o conflito”.


Última sexta-feira


Se hoje, em Zornotza, se fará finca-pé na realidade que vivem os prisioneiros políticos e na exigência da libertação imediata de dois deles, ontem, última sexta-feira do mês, milhares de bascos saíram à rua para exigir, precisamente, que se respeitem os direitos que assistem ao Colectivo de Presos Políticos Bascos (EPPK). Assim sucedeu em quase todas as capitais e em centenas de povoações de Iparralde (País Basco Norte), Gipuzkoa, Bizkaia, Araba e Nafarroa – sendo que neste último território a Guardia Civil procedeu ao registo da concentração ocorrida em Lesaka e à identificação de duas pessoas que seguravam cartazes em Zizur Nagusia.

em GARA.net