sexta-feira, 7 de março de 2008

Chegaram ao País Basco quatro dos 18 observadores europeus que irão analisar a situação política do país

Erik Pedersen (Dinamarca), Ingrid Baltzersen (Noruega), Ingo Niebel (Alemanha) e Angelo Miotto (Itália) foram os primeiros a chegar a Euskal Herria, dando início a um giro pelo país com o objectivo de analisar a actual situação política.

No primeiro acto de boas-vindas, que teve lugar salão plenário da Câmara Municipal de Hernani, a presidente do município, Marian Beitialarrangoitia, agradeceu a estes observadores a sua vinda ao País Basco, considerando que “é necessário que a Europa saiba o que se passa em Euskal Herria, porque milhares de pessoas estão a ficar sem os seus direitos”.

Beitialarrangoitia destacou que estes observadores têm a oportunidade de conhecer de perto o que se está a passar no actual contexto político do país, marcado pela aposta “repressiva” do Governo espanhol depois do final do processo de negociação. Um caminho que levou Euskal Herria para uma situação “antidemocrática”, e que “violou os direitos fundamentais” dos seus cidadãos. A presidente disse então que “está na hora de lançar o alerta vermelho” perante esta situação.

Os 18 observadores internacionais estarão em Euskal Herria até ao próximo domingo e, durante esse tempo, deverão manter reuniões com diferentes agentes sociais, políticos e sindicais, para, como afirmou Beitialarrangoitia, tirarem as suas próprias conclusões a partir do que percepcionarem.

Fonte: Gara