quarta-feira, 12 de março de 2008

Eleitos independentistas reiteram que a sociedade basca “não quer olhar nem para Madrid nem para Paris”

Mariné Pueyo e Santi Kiroga, eleitos independentistas em Iruñea e Uharte, respectivamente, compareceram perante os meios de comunicação para fazerem a sua apreciação da ressaca eleitoral em Euskal Herria e, mais concretamente, em Nafarroa.

Ambos assinalaram que os resultados obtidos no domingo “mostram que a sociedade basca não quer olhar nem para Madrid nem para Paris” e, além disso, chamaram a atenção para o facto de as formações que orientaram os seus interesses em direcção a ambas as capitais “terem obtido péssimos resultados”.

A prova disso é a descida registada por PNV, PNB, EA e Nafarroa Bai. Dados que os eleitos aproveitaram para contrastar com o “bom resultado” da abstenção.

Perante isso, afirmaram que os cidadãos exigem que “nos deixemos de interesses partidários e que nos posicionemos como povo”.

Em Nafarroa, concretamente, asseguram que as reacções das formações citadas têm vindo a ser “muito convencionais”, e consideram “que têm de compreender que faz falta uma mudança real, na qual Nafarroa não seja um problema mas antes parte da solução”, e não seja tratada como “um objecto”, antes “como sujeito”.

Por isso, reivindicaram que a Proposta de um Marco Democrático, apresentada pela esquerda abertzale, continua ainda vigente e que em Euskal Herria “não há lugar para novas fraudes”.

Fonte: Gara