quarta-feira, 12 de março de 2008

Hodei Ijurko enviado para a prisão por Grande-Marlaska

Hodei Ijurko, o jovem detido no passado sábado pela Polícia Foral em Iruñea [Pamplona], acusado de atacar um veículo deste corpo policial, foi transferido esta manhã para a Audiência Nacional espanhola. Ali, compareceu perante o juiz Fernando Grande-Marlaska, que decretou o seu encarceramento, tendo posteriormente ingressado na prisão de Soto del Real.

Segundo informações da Askatasuna, o magistrado acusou-o de delitos de “integração em organização terrorista (por pertencer à Segi)”, “atentados”, “estragos” e “posse de explosivos”. As mesmas fontes fizeram notar que Ijurko não prestou declarações, e negou os factos de que é acusado.


Ijurko, natural de Etxarri-Aranatz e morador na capital navarra, foi detido na madrugada de sábado e levado para uma esquadra de Iruñea. De acordo com a Askatasuna, depois da detenção o jovem também teve que ser conduzido a um hospital, já que precisou de levar nove pontos na cabeça. Além disso, como confirmou o seu advogado de confiança, Ijurko apresentava diversas contusões no corpo.

No domingo de manhã, agentes da unidade especial da Polícia Foral apresentaram-se com Ijurko no seu domicílio, situado na rua Eskirotz de Iruñea, com o objectivo de proceder à identificação do local. Esta demorou cerca de três horas, durante as quais a polícia confiscou o computador do jovem, entre outros objectos pessoais.


De acordo com a informação difundida por agências espanholas, pende sobre Ijurko a acusação de participar num ataque perpetrado no sábado à noite contra um veículo da Polícia Foral. A sabotagem ocorreu pela 1h30, quando o veículo policial foi atingido por 13 cocktails molotov, segundo fontes oficiais.

Fonte: Gara