segunda-feira, 17 de março de 2008

Dia da Pátria unitário

Incitamento à celebração de um Aberri Eguna [Dia da Pátria] unitário

O Foro de Debate Nacional procurou incentivar hoje, em Iruñea [Pamplona], a adesão às actividades organizadas a propósito do Aberri Eguna [Dia da Pátria], que se celebrará de forma unitária no próximo domingo entre Irun e Hendaia.

Pelo segundo ano consecutivo, estarão presentes, de forma unitária, organizações como Aralar, EA, AB ou a esquerda abertzale, cujos representantes explicaram hoje em conferência de imprensa que, “mais do que nas diferenças políticas e sociais, apostámos em juntar forças em volta do que nos une: a defesa do carácter nacional de Euskal Herria”.

Assim foi realçado pela porta-voz do colectivo, Garbiñe Bueno, que também explicou que os eventos de domingo, dia 22, consistirão numa marcha que partirá de Irun e chegará a Hendaia, em cujo Frontão Gaztelu Zahar [recinto de pelota basca] se realizarão os principais actos festivos.

No acto convocado pelo Foro de Debate Nacional, a que acorreram representantes dos diferentes partidos, sindicatos e outros agentes sociais que apoiam a iniciativa conjunta, leu-se o manifesto tornado público no passado mês de Fevereiro em Donostia, no qual os signatários, tendo como motivo o Aberri Eguna, reivindicam a sua “identidade basca, e com a mesma firmeza adoptamos o compromisso de continuar a trabalhar”.

A esse respeito, consideram ser chegado o momento de “garantir todos os direitos que nos assistem como cidadãos bascos” e que estão “nos alvores da soberania”, de forma que “somos uma maioria os que reivindicamos que Euskal Herria é uma nação e que deve lograr a sua soberania”.

De Irun a Hendaia

A marcha popular partirá às 11h30 de Ficoba (Irun) e terminará em Hendaia, em cujo Frontão Gazteu Zahar terão lugar os principais actos festivos. Estão previstas diversas actividades para o Aberri Eguna.

A organização informou que haverá uma área de comes e bebes no Gaztelu Zahar, e que também haverá música durante todo o dia.
Fizeram um apelo aos cidadãos para que adiram ao manifesto e mostrem nas suas janelas e varandas os símbolos da “nossa nação”.