terça-feira, 15 de abril de 2008

Esquerda abertzale acusa PNV, EA e EB de quererem pôr em marcha “um processo de ilegalização paralelo” ao de Madrid

Numa conferência de imprensa oferecida em Donostia, que teve como motivo a reunião da denominada Sala do 61 do Supremo Tribunal espanhol, Marian Beitialarrangoitia e Miren Legorburu realçaram não ser casualidade que, “enquanto em Madrid se prossegue com o processo de ilegalização, em Euskal Herria haja partidos que pretendem dar impulso a um processo paralelo”, através das moções que vão ser apresentadas contra a EAE-ANV nos municípios.

“O PNV, o EA e a direcção do EB, por mais que utilizem discursos diferenciados, não têm dúvidas em fazer parte de uma frente comum com o PSOE e o PP na sua estratégia ilegalizadora, tornaram suas as teses de Garzón, fabricaram a sua própria Lei de Partidos e vão impô-la mediante moções de censura”, denunciaram, para acrescentar que “aqueles que falam do direito a decidir fazendo caso omisso da vontade popular utilizam medidas repressivas para evitar que continuemos a gerir municípios”.

Divisão do saque

Depois de acusar essas três formações de “sentar as bases para dividirem o saque assim que expulsarem a esquerda abertzale da gestão municipal”, chamaram a atenção para o facto de não irem entrar em “falsos debates sobre ética” porque as moções, “apesar da maquilhagem ética que lhes tentam aplicar”, possuem uma intencionalidade política clara, cujo objectivo é “encurralar a esquerda independentista”, agora que o PNV “aposta por fazer pactos com o PSOE, numa operação política que, traindo os desejos de Euskal Herria, defende uma simples reforma estatutária”.

Para as representantes independentistas, não é inédito que o PNV, o EA e o EB ignorem a vontade popular, tal como fizeram nos municípios em que as candidaturas da esquerda abertzale foram anuladas – citaram como exemplo os casos de Lizartza e Ondarroa –, mas desta vez deram um “salto qualitativo”, ao “não respeitarem os resultados eleitorais” até nas localidades em que as listas da EAE-ANV não foram anuladas. “Querem dar-nos lições de democracia, mas pretendem tomar o poder nos municípios saltando por cima da vontade popular”, criticaram.
Beitialarrangoitia e Legorburu realçaram ainda que não irão deixar que se leve a cabo essa “operação política” e reafirmaram a “firme determinação” da esquerda independentista de desenvolver “a sua proposta democrática” e não consentir “uma nova fraude política”.
Concentrações

Para tal, convocaram concentrações para quarta e quinta-feira em frente às sedes dessa formação em Donostia, Bilbo e Gasteiz, sob o lema “Euskal Herria ez dago salgai. Iruzurrik ez” [O País Basco não está à venda. Não à fraude]. Em Donostia o encontro terá lugar na quarta-feira pelas 19h30, na sede do GBB, na rua Hernani. Na quinta-feira, as concentrações ocorrerão em frente à Sabin Etxea, em Bilbau, às 19h, e em frente à sede de ABB, em Gasteiz, às 19h30.

em GARA