sábado, 8 de dezembro de 2018

Trabalhadores da Biblioteca Ubik, em Donostia, prosseguem luta contra a precariedade

A paralisação de duas horas, levada a cabo esta sexta-feira, segue-se às realizadas nos dias 17 de Novembro e 1 de Dezembro. Os 13 trabalhadores da Biblioteca Ubik, integrada na Tabakalera de Donostia, denunciam a precariedade laboral e a falta de avanços nas negociações com a empresa.

Há um mês, estes 13 trabalhadores da Biblioteca Ubik da Tabakalera – jovens com estudos superiores e experiência na sua área, subcontratados pela empresa Sedena – anunciaram dois dias de greve parcial, para denunciar a situação de precariedade em que se encontram, o baixo salário que auferem, a falta de pagamento extra aos domingos e feriados, a dificuldade em tirar férias e os horários, que lhes afectam a conciliação familiar.

Decidiram avançar para a luta, apoiados pelo sindicato ELA, depois de meses de negociações que não deram frutos. No passado dia 4, trabalhadores e representantes do ELA voltaram a reunir com a Sedena e os administradores da Tabakalera.

No entanto, segundo revela o sindicato numa nota, a reunião não deu em nada – porque a Tabakalera deixou claro que não tinha a ver com o assunto e abandonou a mesa (os trabalhadores são subcontratados; é comfy!) e a ETT não avançou com nenhuma proposta, tendo ainda acusado os trabalhadores de agirem de «má-fé».

Neste contexto, os trabalhadores mostraram-se firmes na decisão de prosseguir a luta. O ELA classificou como «absolutamente irresponsável» a atitude da Sedena e da Tabakalera. / Ver: ela.eus e ela.eus