domingo, 16 de dezembro de 2018

Milhares manifestaram-se em Bilbo por um sistema público de pensões

Mais de 25 mil pessoas – de acordo com a Udaltzaingoa [Polícia Municipal] – percorreram este sábado as ruas de Bilbo em defesa de um sistema público de pensões e para reivindicar que a pensão mínima seja de 1080 euros por mês – valor que a Carta Social de Euskal Herria definiu como limite de pobreza no País Basco.

«Pentsionistak aurrera» [Avante, pensionistas], «Fuera ladrones de las instituciones» [Ladrões fora das instituições] ou «Esta batalla la vamos a ganar» [Vamos ganhar esta batalha] foram algumas das palavras de ordem ouvidas ao longo da Kale Nagusia [Gran Vía] bilbaína.

Para ontem havia manifestações de pensionistas convocadas em muitas cidades do Estado espanhol. Em Euskal Herria, houve manifestações em Gasteiz, Donostia, Iruñea e na capital biscainha, apoiadas por organismos sociais, sindicatos, estudantes, grupos feministas e partidos políticos.

A que teve lugar em Bilbo foi a mais participada, tendo contado com a presença de plataformas de pensionistas provenientes de diversos pontos da Bizkaia, como Barakaldo, Sestao, Durango ou Galdakao. No final da mobilização, junto à Câmara Municipal, foi lido um comunicado do Movimento de Pensionistas da Bizkaia. / Ler comunicado e ver fotos: ecuadoretxea.org