sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Concentração em Bilbo denunciou precariedade e elevada sinistralidade laboral

Trabalhadores dos Correos realizaram duas horas de paralisação e uma concentração em Bilbo para denunciar o acidente laboral mortal da passada quarta-feira em Elorrio (Bizkaia). Trata-se do 67.º este ano no País Basco, segundo informa o sindicato LAB.

Numa nota, o LAB afirma que a morte deste trabalhador de 43 anos, quando fazia a distribuição de correio, leva a organização sindical a denunciar, mais uma vez, as insuportáveis cargas de trabalho dos trabalhadores, a redução constante de pessoal e o aumento das secções de distribuição, a falta de formação, os contratos de curta duração (de dias, inclusive) – apesar das dezenas de vagas livres – e a precariedade laboral – que «se tornou um cancro nos Correos».

Neste sentido, o LAB aponta a empresa como a «máxima responsável» pelo ocorrido. E volta a denunciar o tratamento, a pressão a que os funcionários são submetidos.

A organização sindical considera inaceitável a falta de material de protecção, de formação e de informação sobre riscos, e sublinha a necessidade de «combater e travar a sinistralidade nos Correos», porque «as pressas e a precariedade laboral matam». / Ver: lab.eus