sábado, 13 de junho de 2020

A ALBA defende maior solidariedade e cooperação face à pandemia

No decorrer de uma videoconferência de alto nível, representantes dos países que integram a Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América – Tratado de Comércio dos Povos (ALBA-TCP) abordaram os desafios económicos e sociais que o bloco enfrenta e estabeleceram as bases para dar resposta aos efeitos da crise associada à catástrofe sanitária.

O chefe de governo de Antígua e Barbuda, Gaston Browne, apelou à intensificação dos esforços em busca de uma vacina contra a Covid-19 para os países da ALBA, em cooperação com potências como a China e a Rússia. Nesta linha, Browne defendeu uma aproximação do organismo regional aos governos de Pequim e Moscovo, em particular ao nível de investimentos, e convidou a China a organizar um fórum com a ALBA-TCP.

Criada em Havana a 14 de Dezembro de 2004 por inciativa dos então presidentes da Venezuela, Hugo Chávez, e de Cuba, Fidel Castro, a ALBA-TCP integra os dois países fundadores, a Nicarágua, Dominica, Antígua e Barbuda, São Vicente e Granadinas, São Cristóvão e Nevis, e Granada. (Abril)