Iker Gomez, julgado na semana passada pelo alegada prática do crime de «injúrias» por escrever no Twitter, foi condenado a pagar uma multa de mais de 3000 euros. Anunciou que vai recorrer da sentença. A Lei da Mordaça, apesar dos anúncios do «governo espanhol ultra-progressista», continua em vigor.
O jovem gasteiztarra foi julgado na Audiência Provincial de Araba por escrever mensagens da rede social Twitter relacionados com o movimento «Alde Hemendik», que defende que as forças de ocupação espanholas devem sair de Euskal Herria, em apoio aos jovens de Altsasu e contra as brutais cargas policiais na sequência do referendo de 1 de Outubro.
A sentença foi conhecida ontem: multa de 3120 euros, defendendo que, entre os tweets do jovem gasteiztarra, «há mensagens que ultrapassam a liberdade de expressão». Iker Gomez anunciou que vai recorrer da sentença e garante que, se tiver de pagar a multa, «porá toda o maquinismo em marcha» para recolher dinheiro e denunciar o caso. / Ver: halabedi.eus e gedar.eus
quarta-feira, 24 de junho de 2020
Jovem de Gasteiz condenado a pagar multa de 3120 euros por escrever no Twitter
Etiquetas:
Censura,
Estado espanhol,
Notícias,
Repressão