domingo, 28 de junho de 2020

Também Sestao e Irun não querem fascistas nas suas ruas

Os fascistas espanhóis do Boks continuam a realizar acções de provocação em localidades bascas, «em defesa da unidade de Espanha». Como não gozam de apoio popular, tanto em Sestao (na sexta-feira) como em Irun (ontem) gozaram foi de ampla protecção da Ertzaintza, a Polícia Autonómica ao serviço do capital.

Sestao é uma das localidades mais castigadas da comarca biscainha de Ezkerraldea, que apresenta elevados níveis de desemprego e precariedade. Na sexta-feira, foi ali que os fascistas do V0xx tentaram fazer a foto para os jornais espanhóis, à procura do estatuto de «vítimas» às mãos dos trabalhadores que eles sabem de sobra que não toleram o seu discurso de ódio, racista e fascista.

Em Sestao, centenas de antifascistas deixaram claro que eles não são bem-vindos a Ezkerraldea e a Euskal Herria. No dia seguinte, em Irun (Gipuzkoa), a manifestação de repúdio convocada por diversos organismos locais foi proibida pela Ertzaintza. Assim, um dirigente do P0ks pôde falar para meia-dúzia mais «à vontade».

Mesmo assim, houve tensão e muito barulho, pois, apesar das proibições, o povo de Irun conseguiu gritar e assobiar de modo a dificultar o decorrer da iniciativa dos fascistas espanhóis.

«Fascistas, fora da Galiza»
 Este fim-de-semana ficou também marcado pela forte resposta popular contra a presença dos fascistas espanhóis em várias localidades galegas, como Corunha, Vigo, Pontevedra, Ferrol, en Xinzo da Limia e Monforte.