A Berri-Otxoak, plataforma contra a exclusão social e pelos direitos sociais, levou a cabo uma acção junto ao Departamento de Acção Social de Barakaldo (Bizkaia) para denunciar a falta de apoios sociais no município basco com a segunda mais alta taxa de pobreza.
A acção, que decorreu ontem, visou denunciar o facto de a Câmara Municipal de Barakaldo não atribuir qualquer ajuda de carácter social entre 19 de Outubro e meados de Fevereiro do próximo ano. Nestes quatro meses - um terço do ano - as famílias da localidade de Ezkerraldea ficam «sem cobertura social».
A medida decorre dos cortes orçamentais aprovados por PSOE e PNV em políticas sociais, no valor de 960 mil euros, num município onde 15,3% das famílias sofrem situações de exclusão e pobreza grave.
Os cortes orçamentais vão implicar que 2700 famílias que já solicitaram ajudas sejam afectadas. A Berri-Otxoak exige não só o fim desta política como o aumento da cobertura dos apoios sociais. / Ver reportagem aqui / Ler comunicado: Berri-Otxoak