sábado, 28 de outubro de 2017

«Breve história da NATO de 1991 aos dias de hoje (I, II)»

[De Manlio Dinucci] Manlio Dinucci vem publicando um conjunto de textos sobre a história da NATO. É desnecessário sublinhar o interesse e a qualidade que têm. Dada a sua extensão e ainda não estar concluída essa publicação, odiario.info irá reproduzi-los divididos em secções de dois capítulos cada.

«Terminada a guerra, os EUA enviam para o Kosovo mais de 60 agentes do FBI, mas não serão encontrados quaisquer indícios de massacres que pudessem sustentar a acusação de "limpeza étnica" lançada contra os sérvios. Slobodan Milosevic, condenado a 40 anos de detenção pelo Tribunal Penal Internacional para a ex-Jugoslávia, morre na prisão cinco anos passados. Em 2016 o mesmo tribunal desculpa-o da acusação de "limpeza étnica".

O Kosovo, onde os EUA instalam uma grande base militar (Camp Bondsteel), torna-se uma espécie de protectorado da NATO. Ao mesmo tempo, a coberto da designação de "Força de paz", o ex-UcK no poder aterroriza e expulsa mais de 250 mil sérvios, ciganos, judeus e albaneses «colaboracionistas». Em 2008, com a auto-proclamação do Kosovo como Estado independente, a demolição da Federação Jugoslava fica concluída.» (odiario.info)