sábado, 21 de outubro de 2017

Os lapurtarras Aratz Gomez e Arkaitz Saez foram libertados

Aratz Gomez, de Azkaine, foi libertado na quinta-feira, 19, e Arkaitz Saez saiu da cadeia hoje mesmo. Foram detidos juntos em 1998, em Irun (Gipuzkoa).

Aratz Gomez e Arkaitz Saez foram libertados esta semana, ambos com a pena cumprida na íntegra e depois de terem passado 18 anos na cadeia. Foram presos juntos, em Irun (Gipuzkoa), e condenados, depois de os terem acusado de pertencer à ETA.

Tal como outros presos bascos de territórios sob domínio francês, estavam a cumprir pena no Estado espanhol. Em 2005, vários deles solicitaram a transferência para cadeias no Estado francês. No caso de Gomez e Saez, a transferência foi conseguida 12 anos mais tarde e a pouco tempo de saírem da cadeia: foram transferidos para a prisão de Mont-de-Marsan, perto de Euskal Herria, a 29 de Junho último.

Aratz Gomez é de Azkaine (Lapurdi), onde está prevista a realização de um acto de boas-vindas no próximo dia 28. Arkaitz Saez, libertado hoje, é de Hiriburu (também no território de Lapurdi). / Mais info: kazeta.eus