segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Zaragata com pikolos em Altsasu foi há um ano: perseguição e solidariedade não param

Na madrugada de 15 de Outubro de 2016, ocorreu uma zaragata num bar da localidade navarra de Altsasu entre vários jovens e dois guardas civis. Numa terra normalmente acossada pela Polícia espanhola e a Guarda Civil e que denuncia esse facto, o circo mediático montado em torno da zaragata foi tal que os jovens acabaram acusados de terrorismo. Três deles continuam na cadeia, em prisão preventiva.

Uma semana depois, mais de 2000 pessoas vieram para as ruas de Altsasu, em protesto contra a presença asfixiante da Guarda Civil na localidade navarra e a abordagem mediática aos acontecimentos do fim-de-semana anterior.

A marcha, convocada pelos habitantes da localidade do vale de Sakana, partiu e terminou na Praça dos Foros, sob o lema «Muntai polizialik ez. Utzi pakean Altsasu» [não às montagens policiais. Deixem Altsasu em paz]. O acosso da Guarda Civil e o tratamento mediático dado a um confronto num bar foram elementos em destaque no comunicado lido na praça no final da mobilização.

A marcha decorreu sem incidentes, pese embora a tensão gerada pela presença no local dos protegidos da extrema-direita espanhola. No entanto, o povo de Altsasu estava avisado para a possibilidade de provocações e não caiu no engodo.

Mesmo a terminar a mobilização, ouviu-se «Gora Altsasu eta gora Altsasuko gazteria!» [viva Altsasu e viva a sua juventude de Altsasu], seguido de um sonoro «Gora!» e uma grande salva de palmas. / Ver: aseh

Protesto em Altsasu contra circo mediático, político e policial Esta foi a primeira de muitas mobilizações que, ao longo deste ano, tiveram lugar dentro e fora de Euskal Herria para denunciar a manipulação mediática e apoiar os jovens altsasuarras. / Mais vídeos aqui / Fotos: @ekinklik / Mais info: ahotsa.info

GORA ALTSASU ETA GORA ALTSASUKO GAZTERIA!