domingo, 26 de novembro de 2017

«Boro, um jornalista na cadeia por partilhar tweets?»

[Canarias Semanal: «Boro, ¿Un periodista a la cárcel por compartir tuits?»] O Ministério Público pediu um ano e oito meses de cadeia, além de 12 anos de inabilitação absoluta e mais dois de liberdade vigiada, para Boro, jornalista do La Haine, no âmbito da da chamada Operação Aranha.

Esta operação, promovida pela Procuradoria da Audiência Nacional – tribunal de excepção espanhol – em Abril de 2014, saldou-se com a detenção de 21 pessoas, que foram acusadas de crimes de enaltecimento do terrorismo e de humilhação das vítimas.

Recentemente, entrou na cadeia de Basauri Alfredo Remírez, natural de Amurrio, de 37 anos, e que se tornou a primeira pessoas a ir parar à prisão por expressar a sua opinião através do Twitter.

No caso de Boro, este não é o primeiro processo que tem de enfrentar como consequência da sua actividade como jornalista do La Haine – que não se centra nos perus da Casa Branca ou em festivais tech da moda.

Em Maio do ano passado, depois de depor do tribunal de excepção espanhol, em Madrid, Boro deu uma entrevista a Juan Carlos Mohr, que serviu de base a esta vídeo-reportagem, na qual explica o seu caso.
 Ver: lahaine.org