domingo, 10 de dezembro de 2017

Em Paris, reclamou-se a paz e mais direitos para os presos bascos

Sob o lema «Bakea Euskal Herrian: Orain presoak» [Paz no País Basco: agora os presos], cerca de 11 mil pessoas (na sua maioria provenientes de Euskal Herria) manifestaram-se este sábado na capital francesa.

A mobilização contou com uma ampla representação da Etxerat (associação de familiares e amigos dos presos bascos). Também estiveram presentes representantes dos sindicatos ELA e LAB, e das forças partidárias PNV, EH Bildu (bascas) e PS (francesa).

De acordo com a eitb, ao logo da manifestação viram-se ikurriñas, cartazes a reivindicar a amnistia e o regresso dos presos «a casa». Os familiares dos presos levaram uma faixa gigante em que se lia «Etxean nahi ditugu» (Queremo-los em casa).

Os promotores desta mobilização em Paris quiseram «ajudar a concretizar a paz, exigindo o fim "das medidas de excepção" para os presos», afirma a mesma fonte. Ao Governo francês, reclamaram várias medidas, nomeadamente a transferência dos presos para cadeias próximas do País Basco, a libertação dos presos doentes e a possibilidade de liberdade condicional para aqueles que cumpram as condições segundo o regime comum. / Ver: eitb.eus