terça-feira, 19 de dezembro de 2017

Greve nos Supermercados Dia da Bizkaia, dias 22 e 29

Os trabalhadores dos Supermercados Dia na Bizkaia vão realizar uma greve nos dias 22 e 29 de Dezembro, em protesto contra as «lamentáveis» condições de trabalho que têm de enfrentar em todas as lojas da marca, informou sindicato LAB numa nota.

Entre outros aspectos, denunciam as alterações constantes de horários, que impedem a conciliação familiar, os salários de «miséria» (abaixo do acordo colectivo do sector na Bizkaia), a destruição de postos de trabalho devido ao encerramento de lojas no centro de Bilbo, bem como os cinco despedimentos efectuados pela empresa no mês de Novembro.

Também protestam pelo facto de serem constantemente transferidos de loja para loja, sem aviso prévio, pelo facto de fazerem horas extra que não reconhecidas como tal e por não verem cobertas as suas baixas ou períodos de férias, levando-os a realizar «altíssimos ritmos de trabalho», que prejudicam a sua saúde.

Os trabalhadores denunciam a «falta de pessoal» e a elevada «instabilidade» existente, e exigem medidas que contrariem a actual situação, nomeadamente a contratação de segurança, porque, afirmam, os Supermercados Dia utilizam os trabalhadores como «escudos humanos» contra roubos e quaisquer outras incidências nas lojas. / Ver: europa press