segunda-feira, 4 de dezembro de 2017

O Boltxe volta a estar na «azoka» de Durango

A 52.ª edição da Feira do Livro e do Disco Basco de Durango, conhecida como Durangoko Azoka, decorre de 6 a 10 de Dezembro. O Boltxe volta a estar presente na «azoka» e, como nos últimos anos, em frente à Herriko Taberna da localidade biscainha. Das 10h00 às 20h00.

Numa nota, este colectivo comunista basco explica que, para apresentar na feira, publicou a obra ¿Para qué sirve «El Capital»?, que integra as conferências dadas por Vladimir Acosta, Carlos Fernández Liria, Iñaki Gil de San Vicente, Néstor Kohan e Rubén Zardoya Loureda no encontro organizado na Venezuela sob o título «¿Para qué sirve "El Capital"?».

Foram três dias dedicados ao estudo de O Capital, obra de Karl Marx cuja importância se está novamente a perceber. O Boltxe Kolektiboa entendeu que era importante publicar esta obra em Euskal Herria, «para que fosse um instrumento para a formação da militância revolucionária».

Este ano, o Boltxe publicou também El factor Fidel (El pensamiento político del comandante), de Katrien Demuynch e Marc Vandepitte, e 117 días, de Ruth First (as memórias da prisão desta militante comunista sul-africana).

Publicou ainda uma edição actualizada (com mais textos) de Lenin, Txabi, Argala: sobre la actualidad del V Biltzar e a segunda edição de Terrorismo y civilización, de Carlos Tupac. / Ver: lahaine.org