segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

Trabalhadores do Dia na Bizkaia cumpriram primeiro de 2 dias de greve

Os trabalhadores dos supermercados Dia na Bizkaia estiveram em greve na passada sexta-feira, 22, em protesto contra as «lamentáveis» condições de trabalho que têm de enfrentar nas lojas da empresa. Os trabalhadores, que têm nova jornada de luta agendada para dia 29, pediram aos clientes do Dia que «adiram à greve» não fazendo compras nos seus supermercados.

Trabalhadores em greve e sindicatos que os representam - ELA e LAB - promoveram uma mobilização que, com o lema «Dignidade, saúde, respeito e direitos», percorreu a Kale Nagusia [Gran Vía] bilbaína até à sede regional do Governo de Gasteiz.

Entre outros aspectos, a greve nos supermercados Dia na Bizkaia é motivada pelas alterações constantes de horários e pelas transferências frequentes de loja para loja, sem aviso prévio, que impedem a conciliação familiar.

Os trabalhadores protestam também contra os salários baixos (inferiores ao acordo colectivo do sector na Bizkaia) e pelo facto de as suas baixas não serem cobertas, levando-os a realizar «altíssimos ritmos de trabalho», que prejudicam a sua saúde.

A destruição de postos de trabalho, devido ao encerramento de lojas no centro de Bilbo, a «falta de pessoal» e a elevada «instabilidade» existente são outras questões apontadas pelos trabalhadores, que afirmam estar a ser submetidos a «assédio moral» e a «uma campanha intimidatória». / Ver: Ecuador Etxea e LAB / Mais info: aseh