terça-feira, 18 de abril de 2017

Aitor Olaizola recebido calorosamente em Donostia

Acusado de pertencer à Segi, o jovem donostiarra foi detido no «Donostiako Askegunea», em 2013. Ontem foi libertado, depois de cumprir na íntegra a pena a que foi condenado, tendo saído da prisão espanhola de Daroca. Ao final da tarde, foi recebido por centenas de pessoas na Parte Antiga da capital guipuscoana.

Dos detidos no âmbito do mesmo processo, continuam na cadeia Egoi Alberdi, Mikel Arretxe, Oier Lorente, Nahikari Otaegi, Adur Fernandez, Imanol Vicente e Ekaitz Ezkerra. Espera-se que Adur Fernandez e Oier Lorente saiam em breve, a 23 e 26 de Abril, respectivamente.

O Supremo Tribunal condenou os oito jovens com base nos depoimentos que lhes foram arrancados sob tortura. Para além destes «depoimentos», a sua pertença à Segi - organização juvenil que, a dada altura, foi declarada terrorista - foi provada com lenços, T-Shirts, CD e outras coisas do género.

O Askegunea de Donostia foi formado por pessoas que procuraram dificultar a sua detenção e contra as quais a Ertzaintza investiu de forma violenta.

Aitor Olaizolaren ongi etorria [Argia]Ver: Argia