sexta-feira, 14 de abril de 2017

Familiares do preso Ander Mujika sofrem acidente a caminho da cadeia

Familiares do preso político donostiarra sofreram um acidente quando viajavam com destino à cadeia francesa de Saint Martin de Ré, a 550 km de casa. Os pais, um irmão e um sobrinho de cinco anos de Mujika não ficaram feridos, mas não puderam continuar a viagem. É o quinto acidente provocado pela política de dispersão em 2017, denuncia a Etxerat.

O acidente rodoviário ocorreu ontem, nos arredores de Bordéus. A viatura em que seguiam os familiares de Mujika teve de travar para não bater no carro da frente, mas foi atingida por dois carros que vinham atrás, lê-se na nota da Etxerat.

Quatro viaturas estiveram envolvidas no acidente e, apesar de os familiares do preso donostiarra não terem ficados feridos, não puderam realizar a visita, devido ao estado em que o seu carro ficou.

A Etxerat lembra que neste período, de férias para muitos, os familiares não têm hipótese de fazer férias, tendo em conta que os seus familiares e amigos presos se encontram a centenas e milhares de quilómetros de casa – e a prioridade é, naturalmente, visitá-los.

Com este acidente, sobre para 14 o número de familiares e amigos de presos políticos bascos que sofreram acidentes quando iam para as visitas ou delas regressavam. Dezasseis perderam a vida desde que a política de dispersão dos presos foi implementada, há 28 anos. / Ver: etxerat.eus