quarta-feira, 5 de abril de 2017

Quarto acidente do ano provocado pela dispersão envolve amiga de Mikel San Sebastián

Uma amiga do preso político basco Mikel San Sebastián sofreu um acidente rodoviário no domingo de madrugada, junto a Oiartzun (Gipuzkoa), quando regressava de uma visita na cadeia de Múrcia (a 787 km de EH).

A amiga do preso lesakarra tinha feito a viagem numa carrinha da Mirentxin até Lopidana (Araba), e o acidente deu-se quando seguia no seu carro particular até Lesaka. Numa nota o Movimento pró-Amnistia e contra a Repressão (MpA) denuncia a responsabilidade directa no acidente dos «partidos corruptos que constantemente se auto-definem como pacifistas e que assinaram o pacto para a guerra de Ajuria-Enea».

O MpA recorda que «o PNV lançou a ideia de dispersar os presos e as presas, o PSOE pô-la em marcha e o PP, a UMP e o PSF deram continuidade a esta medida repressiva que causou a morte a 16 familiares e provocou centenas de feridos». A dispersão representou, para além disso, «um ataque directo à economia das famílias e afectou gravemente a sua saúde, especialmente no caso das crianças e pessoas de idade avançada», acrescenta.

Para o MpA, a dispersão não se limita a ser uma «medida de vingança», mas inclui-se num conjunto de medidas «cruéis» que visam «dobrar a vontade política dos presos». Ao atacar os presos através dos seus familiares, procura-se «condicionar todo um projecto e fazê-lo desaparecer». / Ver: amnistiAskatasuna 1 e 2