quarta-feira, 12 de abril de 2017

Médicos dão 6 meses de vida ao preso gasteiztarra Oier Gómez

De acordo com um relatório médico, o preso político Oier Gómez, natural de Gasteiz e que sofre de sarcoma de Ewing, com metástases no pélvis e na cabeça, terá seis meses de vida se se mantiverem as actuais condições, refere a plataforma solidária Oiertxo SOS, que exige a sua libertação imediata e apela à participação nas mobilizações que forem convocadas.

Oier está actualmente encarcerado na cadeia francesa de Meaux. A Oiertxo SOS informa que, no dia 19, um tribunal parisiense irá deliberar sobre a suspensão de pena, e, nesse sentido, exige não só a suspensão da pena, como a libertação incondicional do preso, para que possa ser tratado pelos seus médicos de confiança, junto dos seus, numa fase terminal.

A Oiertxo SOS convocou para dia 22 deste mês, em Gasteiz, um Elkartasun Eguna (Dia Solidário) com o preso político, no âmbito do qual haverá uma mesa-redonda (11h30), uma concentração (14h00), um almoço popular (15h00) e uma manifestação (19h30).

Por seu lado, o Movimento pró-Amnistia e contra a Repressão agendou uma concentração em defesa da amnistia e da liberdade dos presos bascos doentes para esta sexta-feira, 14, às 19h30, na localidade biscainha de Igorre.

Outra plataforma de apoio aos presos – Sare – marcou para 6 de Maio, em Gasteiz, uma mobilização pela liberdade dos presos doentes. / Ver: OiertxoSOS