quarta-feira, 12 de abril de 2017

LAB acusa Osakidetza de colocar entraves à actividade sindical

O sindicato LAB, que tem participado na dinâmica unitária de protesto contra o «negócio das privatizações» no sistema de saúde público da Comunidade Autónoma Basca - Osakidetza, acusa a sua administração de estar a colocar entraves à divulgação da informação sindical aos trabalhadores, condicionando a actividade sindical e não respeitando os direitos de representação sindical e dos trabalhadores.

Numa nota de imprensa, o sindicato afirma que passou uma semana inteira sem poder enviar e-mails no âmbito do Osakidetza. Um deles dizia respeito ao «trabalho incrível realizado pelos funcionários do Osakidetza a favor do euskara e da Korrika».

Inicialmente, parecia tratar-se de um «problema técnico», mas, depois de informar todos os responsáveis que o podiam resolver, tudo ficou na mesma, pelo que se afigura mais correcto «falar em entraves à actividade sindical», sublinha o LAB, acrescentando que não é a primeira vez que tal acontece: umas vezes com e-mails, outras com cartazes afixados nos centros de saúde.

«Ao que parece, a administração do Osakidetza não gosta que os seus trabalhadores estejam informados. Por alguma coisa será», afirma o LAB, que não vai «aceitar este tipo de ingerências». Se o problema não se resolver rapidamente, com os responsáveis a assumirem as suas responsabilidades, o sindicato tomará as medidas que considerar oportunas. / Ver: LAB