terça-feira, 26 de setembro de 2017

Basco tem de cumprir um ano de cadeia por denunciar dispersão dos presos

O tribunal de excepção espanhol rejeitou o recurso apresentado por Alfredo Remírez, que vai ter de passar um ano na prisão por ter mostrado um boneco de cartão no início das festas de Amurrio (Araba), em 2005, para denunciar a dispersão dos presos políticos bascos.

O portal aiaraldea.eus lembra que o amurrioarra foi condenado a um ano de pena suspensa pela Audiência Nacional espanhola, em 2009, por ter mostrado a imagem de um preso político basco, feita em cartão, no início das festas de Amurrio, em 2005. O tribunal de excepção acusou-o de «enaltecimento do terrorismo».

Em 2015, Remírez foi detido no âmbito das chamadas operações «Aranha» contra a liberdade de expressão nas redes sociais, sendo acusado de publicar mensagens de «enaltecimento do terrorismo» no Twitter. Foi julgado em Fevereiro de 2017, tendo chegado a um acordo com o Ministério Público.

Agora, a AN espanhola decidiu que a sentença proferida em 2009 não deve ser suspensa, pelo que o natural de Amurrio tem de cumprir um ano de prisão efectiva.

Para protestar contra esta decisão e apoiar Remírez, realizou-se hoje uma concentração em Amurrio. Para sexta-feira, 29, foi agendada uma manifestação de protesto (20h00, Praça de Amurrio). / Ver: aiaraldea.eus