segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Detenções e identificações em Iruñea numa concentração de apoio à Catalunha

Dois militantes da Herritar Batasuna [Unidade Popular] foram identificados e detidos pela Polícia Nacional espanhola, este sábado, na capital navarra durante uma concentração de apoio à Catalunha.

Numa nota, a Herritar Batasuna informa que, antes da hora marcada para a assembleia popular e a concentração agendadas para as imediações do Monumento aos Foros e Liberdades, em Iruñea, já se encontravam no local várias patrulhas da Polícia espanhola, «ao que parece com a intenção de não permitir a realização das iniciativas».

Mesmo antes do seu início, a Polícia pediu os documentos a dois militantes, que se recusaram a identificar-se, explicando aos agentes que, enquanto navarros, não reconheciam a autoridade «de uma força armada estrangeira».

Foram então detidos e levados para a esquadra, e postos em liberdade passada uma hora, depois de lhes ser instaurado um processo [o que aparece na imagem].

A Herritar Batasuna, que denuncia «mais este exemplo da ocupação militar do País Basco» e «a violação continuada dos direitos fundamentais do povo basco, por parte de Espanha», sublinha que «jamais aceitará a imposição do imperialismo espanhol» e que «a desobediência e a luta são o único caminho». / Ver: lahaine.org